terça-feira, 12 de agosto de 2014

iPhone 5 chegou as lojas de Gaza antes de ser vendido em Israel

al-arabiya 16 de outubro de 2012:

O novo iPhone chegou ao enclave palestino via túneis de contrabando antes mesmo do vizinho Israel receber entregas oficiais do gadget. 
O mais novo smartphone está sendo vendido por quase o dobro do seu preço nos Estados Unidos.

O preço tem sido inflacionado por intermediários que trazem os carregamentos de iPhone para Gaza através de túneis que ligam o território bloqueado ao Egito.

Os preços variavam de 1.170 dólares para o modelo de 16 gigabytes até 1.480 dólares para a versão de 64 gigabytes. 
"Eu encomendei 30 e vendi 20 até agora", disse um comerciante, "podemos encomendar tantos quanto quisermos, mas a maioria das pessoas está esperando o preço cair, eles estão muito caros".

Mas apesar dos altos custos em um território como Gaza, dependente de ajuda internacional e com uma economia frágil, prevalecem as forças de mercado e as pessoas estão comprando o produto.

Um dos comerciantes de Gaza, onde a Apple não tem loja oficial, disse que "há sempre algumas pessoas dispostas a pagar o que for, só para ser o primeiro a ter o último lançamento."

Para os 1,6 milhão de palestinos que vivem na Faixa de Gaza, os custos de transporte para todos os tipos de importações são inflados por subornos pagos no Egito a fim de facilitar o contrabando. Além disso, o Hamas cobra um imposto sobre vendas no fim da cadeia de abastecimento, tornando os bens em Gaza muito mais caros do que seus equivalentes nos países vizinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário