quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 de setembro

O conflito árabe-israelense como causa do 11 de setembro

Osama bin Laden afirmou estar agindo em nome dos palestinos, e disse que seu sentimento anti-americano foi causado pelo apoio do país a Israel. Esta era uma nova invenção de Bin Laden, claramente destinada a atrair o apoio do mundo árabe e a justificar seus atos terroristas. 
O problema da al-Qaeda com os Estados Unidos nunca teve relação com o conflito árabe-israelense, embora muitos árabes tenham sido enganados por essa tentativa de Bin Laden. 
O dr. Abdul Hamid al-Ansari, decano da Universidade do Qatar, criticou os que aceitaram seu novo discurso culpando o conflito árabe-israelense pelo 11 de setembro: "Em sua hipocrisia, muitos dos intelectuais [árabes] relacionaram o 11 de setembro com o problema palestino, algo que contradiz completamente sete anos de escritos da al-Qaeda. A al-Qaeda nunca fez nenhuma ligação com a Palestina." [1]
"Osama bin Laden fez suas explosões e depois começou a falar sobre os palestinos. Ele nunca falou sobre isso antes."
- Hosni Mubarak, ex-presidente egípcio

Reações aos atentados terroristas nos territórios controlados pelos árabes-palestinos: 



Celebrações como esta, na parte oriental de Jerusalém, também ocorreram em outros locais habitados por palestinos, como no Líbano, em Ein el-Hilweh e no campo de Rashidiyeh. 
Após a repercusão negativa das imagens, a Autoridade Palestina tentou fazer um controle de danos que causou ainda mais desgaste a imagem da instituição e dos árabes-palestinos. 

Na tentativa de reprimir uma cobertura mais extensa das celebrações, Ahmed Abdel Rahman, secretário de gabinete de Yasser Arafat, disse que a Autoridade Palestina não poderia "garantir a vida" de um cinegrafista da Associated Press caso as imagens de celebrações que ele filmou em Nablus após os atentados fossem transmitidas. [fontes]

Em 2005, uma pesquisa conduzida pela Fafo Research Foundation mostrou que 65% dos árabes residentes em territórios sob controle da Autoridade Palestina apoiavam os ataques de 11 de setembro.

[1] Em entrevista concedida ao jornal al-Rayah, do Qatar, no dia 6 de janeiro de 2002
نشرت جريدة الراية القطرية في عددها الصادر يوم الأحد 22 شوال 1422 هجري الموافق 6 يناير 2002 ميلادي، مقابلة صحفية مع الدكتور عبد الحميد الأنصاري عميد كلية الشريعة بجامعة قطر

Nenhum comentário:

Postar um comentário