sábado, 13 de setembro de 2014

Berbere e árabe debatem a identidade árabe, judeus e os habitantes nativos de terras ocupadas depois das invasões muçulmanas

Um defensor da identidade árabe, Yahya Abu Zakaria, e um berbere, Ahmed Adghirni, discutem a criação da Associação Marroquina de Amizade Berbere-Judaica -- que é presidida por Adghirni -- e acabam falando sobre a identidade árabe imposta aos habitantes nativos do Levante e Norte da África, sobre a presença judaica na região e sobre a mentalidade belicosa dos árabes e do arabismo. 



Alguns trechos da fala de Ahmed Adghirni:
Em relação ao que Yahya disse, deixe-me salientar que ele está defendendo a identidade árabe, algo que não é do interesse do povo berbere.
A identidade árabe é algo específico dos árabes, e não diz respeito aos berberes, norte africanos ou a outras etnias. 
A identidade árabe se refere, especificamente, a Península Arábica e a países interessados nisso, mas não aos berberes ou aos residentes não-árabes do norte da África. 
No que diz respeito aos judeus, eu não preciso dizer que a história deles na nossa região (no Magrebe) remonta a 1000 a.c. [enquanto] a história dos berberes no norte da África tem 2957 anos. Em mais ou menos 40 anos nós teremos 3000 anos de história -- um tempo em que os judeus viveram juntos conosco. 
Para os judeus a identidade árabe também não importa, da mesmo maneira que não importa aos aborígenes do norte da África.   
Ele estava falando sobre o período árabe no norte da África, ao passo que vivemos (berberes e judeus) aqui milhares de anos antes disso.
Como relação a associação, você e os ouvintes sabem que isso é sobre amizade, que é um valor humanista que beneficia a todos, incluindo os árabes.
Os árabes substituem amizade por inimizade e guerra. Se os árabes tivessem acreditado em amizade com os judeus durante todos esses anos, não estaríamos vendo rios de sangue correndo entre os próprios árabes e entre árabes e judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário