sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arcebispo de Mossul: Árabes são invasores no Iraque e retribuem a ajuda cristã com opressão

O arcebispo ortodoxo de Mossul (Iraque), Nikodimos Daoud, concede entrevista ao canal Mayadeen (Líbano). 
Exibido em 18 de agosto de 2014 



Nós não temos nem facas! Nós não temos nem facas!
Como podemos nos defender se não temos nenhum tipo de arma?

Quando aqueles "takfiristas" [do Estado Islâmico] vierem te pegar... Eles rejeitam os outros e dizem que eles querem morrer, a fim de obter suas 72 virgens e rapazes eternos. 
Nós não temos esses tipos de idéias. Temos canetas, papel, cultura e conhecimento. Não temos com o que lutar.

Um cristão não pode viver  onde a lei não prevalece. Nós só  podemos viver em um  local regido  pela lei. Não podemos viver onde não há lei para nos proteger e garantir nossos direitos, porque não temos armas.

Não fomos criados por nossa religião, sociedade e família na cultura do sangue, da matança e da pilhagem. Não temos este tipo de cultura, vocês têm que entender isso. Os outros têm esta cultura.
Agora temos que nos defender destes animais. Eles são animais. Não somos animais. Nós representamos a verdadeira humanidade. Nós não sabemos chacinar, não sabemos matar. Tudo o que sabemos é escrever e incutir cultura naqueles ao nosso redor, assim como incutimos cultura nos árabes e muçulmanos no passado, quando eles vieram aqui como conquistadores...

Não sei se deveríamos chamá-las de conquistas ou de invasões...
Quando eles entraram em nossas terras, nós -- os cristãos siríacos em particular -- incutimos cultura neles.
A história vai nos amaldiçoar por educá-los e por traduzir livros para eles. Nós temos incutido cultura neles até os dias de hoje, mas eles nos traíram em troco de nada.

Os países  pelos quais estávamos dispostos a morrer nos cuspiram. Eu vivia na Austrália, mas voltei porque sentia falta de Mossul, mas a Mossul que me fazia falta me expulsou, me humilhou, e danificou a minha honra e a honra da minha congregação. 

O que sobrou do meu amor por esta terra? Digo isso com lágrimas em meus olhos.
Por que viemos para o Curdistão? Viemos por apenas um motivo: porque há lei aqui.
Vocês têm que entender que não tem lei no Iraque há dez anos. Bagdá é controlada por máfias: pilhagem, saque, opressão, milícias e sectarismo...

E tudo isso é resultado das políticas equivocadas dos EUA e do Ocidente. Quando o mal ocidental se funde com a estupidez árabe, nações morrem. Então aqui estamos nós, morrendo diante dos olhos do mundo.

Nunca aceitaremos viver como Dhimmis, como eu já disse várias vezes. O Dhimmi é um escravo. Nós não somos e nunca aceitaremos ser Dhimmis. Quem quer que aceite ser um Dhimmi estaria melhor morto. Não queremos ser Dhimmis de ninguém. Deus nos fez livres, e livres morreremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário