segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exército egípcio ocupa parte de Gaza e destrói 800 casas em ação anti-terrorista; o mundo se cala

Depois da decisão das Autoridades egípcias de fechar a passagem de Rafah (fronteira entre o Sinai e Gaza) -- ação que foi apoiada pelo presidente da Autoridade Palestina -- o exército do país destruiu mais de 800 imóveis residenciais na Faixa de Gaza para criar uma zona de segurança e combater o terrorismo. 



Em menos de três dias o exército egípcio destruiu mais imóveis residenciais na Faixa de Gaza do que Israel durante todo o tempo que durou a última operação militar contra o Hamas.

O porta-voz do exército do Egito disse que apesar de ao longo dos anos terem sido destruídos cerca de 1500 túneis de dentro de Gaza para o território egípcio, outras centenas foram descobertos analisando-se imagens de satélites o que acelerou o processo de expulsão dos palestinos da fronteira para a construção de uma zona tampão.

Esta zona não será construída dentro do gigantesco território dos descendentes dos faraós. O Egito simplesmente ocupou uma área de 13 km de comprimento por 500 metros de largura,dentro da Faixa de Gaza, expulsou todos os palestinos de suas casas e está derrubando todas as edificações em uma área de 6,5 mil metros quadrados.

Adicionalmente será construído um fosso com 20 metros de profundidade ao longo destes 13 kms de fronteira. Quem quiser construir túneis precisará escavar abaixo disto. Não se sabe se o fosso será aberto para as águas do Mar Mediterrâneo.

Nos últimos dias 200 famílias palestinas aceitaram um pacote financeiro de compensação por sua expulsão, mas outras 680 famílias não aceitaram. O governo do Cairo disse que "os residentes estão cooperando e ficando ao lado do Estado depois dos terroristas do Hamas terem tornado suas vidas um inferno." Os dois atentados recentes praticados pelo Hamas contra tropas egípcias no Sinai onde 31 soldados foram mortos acelerou o projeto da zona tampão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário