segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Em sermão de sexta-feira exibido na TV do Qatár, clérigo muçulmano compara mulheres a eletrodomésticos e diz que bater na esposa é direito garantido por Alá




Original: https://www.youtube.com/watch?v=04bG5U-I2Lw

A justificativa para este tipo de tratamento se encontra no Corão, na surata 4:34
 (سورة النساء - surata "as mulheres")


الرِّجَالُ قَوَّامُونَ عَلَى النِّسَاءِ بِمَا فَضَّلَ اللَّهُ بَعْضَهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ وَبِمَا أَنفَقُوا مِنْ أَمْوَالِهِمْ فَالصَّالِحَاتُ قَانِتَاتٌ حَافِظَاتٌ لِّلْغَيْبِ بِمَا حَفِظَ اللَّهُ وَاللَّاتِي تَخَافُونَ نُشُوزَهُنَّ فَعِظُوهُنَّ وَاهْجُرُوهُنَّ فِي الْمَضَاجِعِ وَاضْرِبُوهُنَّ فَإِنْ أَطَعْنَكُمْ فَلَا تَبْغُوا عَلَيْهِنَّ سَبِيلًا إِنَّ اللَّهَ كَانَ عَلِيًّا كَبِيرًا
Os homens são os mantenedores (estão no comando) das mulheres, porque Alá dotou um com mais do que a outra, e pelo que gastam [em subsistência] de seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o que Alá ordenou que fosse guardado. Quanto aquelas de quem suspeitais deslealdade, admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e batei nelas (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas. Sabei que Alá é Excelso, Magnânimo.

O Corão determina que castigos cada vez mais duros devem ser aplicados -- mesmo que a mulher não tenha feito nada de errado. Estes três passos são prescritos para o marido que ACHA que ela possa vir a se comportar de maneira inadequada: primeiro a mulher deve ser repreendida. Depois deve ser trancada no quarto e, por fim, se nenhuma das duas opções anteriores surtirem efeito, ela deve apanhar.   

Muhammad Saalih al-Munajjid, que é reconhecido como uma das maiores autoridades salafi do mundo, confirma que este é o entendimento correto do verso acima em uma Fatwa


للزوج تأديب زوجته عند عصيانها أمره بالمعروف لا بالمعصية ؛ لأن الله تعالى أمر بتأديب النساء بالهجر والضرب عند عدم طاعتهن.

وقد ذكر الحنفية أربعة مواضع يجوز فيها للزوج تأديب زوجته بالضرب ، منها : ترك الزينة إذا أراد الزينة، ومنها : ترك  الإجابة إذا دعاها إلى الفراش وهي طاهرة ، ومنها : ترك الصلاة ، ومنها : الخروج من البيت بغير إذنه .
"O marido tem o direito de punir sua esposa caso ela o desobedeça em algo correto, não se ela o desobedecer [para não fazer] algo pecaminoso, porque Alá prescreveu que mulheres devem ser punidas ao abandoná-las na cama e ao bater nelas quando não obedecem.  
Os Hanafi mencionaram quatro situações nas quais um marido tem permissão para punir sua esposa batendo nela. São estas: [quando] ela não se enfeita quando ele quer que ela faça isso; ao não obedecer quando ele a chama para a cama quando ela está pura (não esta menstruada); [quando] não reza, e quando sai de casa sem permissão."

Eruditos islâmicos -- tanto os medievais quanto os modernos -- confirmam a opinião de al-Munajjid:

Ibn Kathir:
"...a mulher cuja a má conduta para com o marido é vista, tal como quando ela age como se estivesse acima de seu marido, o desobedece, o ignora, não gosta dele, e assim por diante. Quando estes sinais aparecem em uma mulher, seu marido deve aconselhá-la e lembrá-la do tormento de Alá caso ela o desobedeça. De fato, Alá ordenou que a mulher obedeça a seu marido e a proibiu de desobedecê-lo, por causa da enormidade de seus direitos e [por causa de] tudo o que ele faz por ela."
وَاضْرِبُوهُنَّ ("e batei nelas") significando que, se a aconselhar e a ignorar na cama não produz os resultados desejados, você está autorizado a disciplinar a esposa, sem que a surra seja muito severa. 

 Al-Nawawi e Yusuf al-Qaradawi afirmam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário